Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

Blog

Como é Cirurgia Refrativa: entenda o tratamento

11/09/2019

Você sabia que é possível se ver livre dos óculos de grau e das lentes de contato? Com a tecnologia e com o avanço da medicina, surgiu no mercado a Cirurgia Refrativa. Já ouviu falar sobre ela? Nesse blog vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre esse procedimento que garante a correção do seu grau. 

O que a Cirurgia Refrativa trata?

O contato do olho com a luz pode ser caracterizado como o fenômeno de refração, isto é, quando a luz avança da atmosfera para a área do olho. É muito comum que as pessoas sejam diagnosticadas com alguns desvios durante esse processo de refração. Quando um indivíduo não consegue ter uma visão focalizada e enxergar com nitidez, dizemos que ele é portador de algum vício de refração. 

Os vícios de refração são comumente chamados de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. É para tratar desses vícios que surgiu a Cirurgia Refrativa. O procedimento é simples, indolor, seguro e tem sido uma das cirurgias dos olhos mais procurados atualmente.

Indicações para a Cirurgia Refrativa

O tratamento é indicado para pacientes que tenha idade acima de 18 anos, desde que se constate estabilização do grau, isto é, quando não há variação maior que 1 grau durante um ano. 

Quando o paciente tem mais de 40 anos, é feita uma soma do grau de longe com o grau de perto, considerando a possibilidade do uso de óculos após o tratamento para certas atividade, como para ler, por exemplo.

Contra-indicações para a Cirurgia Refrativa

Entre as contra-indicações para a realização do procedimento estão:

  • Gravidez;
  • Ceratocone, uma deformidade e afinamento da córnea;
  • Contaminação de alguma doença ocular infecciosa, como conjuntivite e ceratite.

Técnicas para realizar o procedimento

O tratamento consiste na remodelação da córnea para corrigir o desvio da refração, seja decorrente da miopia, da hipermetropia, da presbiopia ou do astigmatismo. A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin oferece duas técnicas para a realização da Cirurgia Refrativa. São elas:

PRK Transepitelial

Na técnica PRK a primeira etapa, após a aplicação do colírio anestésico, consiste na remoção do epitélio, uma camada fina de células do tecido corneano. Após a remoção, é feita a aplicação do laser e de uma lente de contato gelatinosa terapêutica, que é retirada após 7 dias, aproximadamente.

LASIK com laser de Femtosegundo

Assim como na técnica PRK, o primeiro momento da técnica LASIK é o procedimento de anestesia tópica com colírio. Em seguida, o cirurgião faz um “Flap Corneano” com o laser de femtosegundo. O próximo passo é a aplicação do Excimer Laser para correção de grau. Aproximadamente 6 horas após o procedimento cirúrgico, o paciente já perceberá uma melhora de visão.

Como funciona o pré-operatório?

Para a realização da Cirurgia Refrativa é feita uma avaliação completa e detalhada do caso específico por meio de uma consulta oftalmológica que inclui os seguintes exames:

  • Refratometria sob cicloplegia (avaliação do grau após dilatação das pupilas);
  •  Tonometria (medida da pressão intra ocular)
  • Mapeamento de Retina (avaliação do fundo do olho por oftalmoscopia indireta);

Também é feito um estudo detalhado das condições da córnea por meio dos seguintes exames: 

  • Topografia Corneana ou Ceratoscopia Computadorizada (mapa do relevo corneano);
  • Paquimetria Corneana (medida da espessura corneana);
  •  Microscopia Especular de Córnea (contagem das células posteriores da córnea);
  • Pentacan HR: equipamento que fornece medidas de diversas estruturas importantes.

O conjunto dos resultados de todos esses exames vai estabelecer se o cliente está apto ou não para o tratamento. 

Como funciona o pós-operatório?

O processo pós-operatório varia de acordo com a técnica utilizada na Cirurgia Refrativa. No caso da técnica PRK a recuperação acontece logo nas primeiras horas pós-cirúrgicas, não havendo a necessidade de nenhum tipo de curativo e permitindo que o paciente volte à rotina já no dia seguinte.

Quando a técnica escolhida é a LASIK, é comum que o indivíduo fique com a região dos olhos sensível nos primeiros dias. Além disso, recomenda-se que ele mantenha repouso relativo por cerca de 7 dias, período em que a lente de contato terapêutica é mantida no olho tratado.

A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin realiza a Cirurgia Refrativa com a máxima qualidade, por meio de tecnologia de ponta. Além disso, conta com uma equipe especializada, que garante o bem-estar dos pacientes. Agende sua consulta e se livre do óculos de grau. 

 

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.

Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.