Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Blog

cuidados-com-visao-no-verao

Cuidados com a visão no verão

27/01/2018

Já estamos no alto verão, e é muito comum que, durante falarmos sobre cuidados com a pele, alimentação e outros fatores sensíveis à exposição do sol. A visão também necessita de cuidados redobrados nesse período, não só por ser sensível ao sol, mas também aos outros ingredientes do verão: piscina, cloro, mar, sal, areia!

Alergias oculares e irritações são problemas comuns do verão e, de um modo geral, são decorrentes do excesso de cloros em piscinas, exposição exagerada ao sol e filtros solares.

Proteja os olhos

A melhor maneira de proteger os olhos é através do uso de chapéus e óculos escuros. Em caso de alergias leves, recomenda-se o uso de colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais, desde que prescritos por um médico oftalmologista.

Óculos escuros

Preste atenção no momento de comprar seus óculos escuros, pois existem normas da ABNT referente aos filtros para a proteção ultravioleta. Para garantir que os óculos que você está adquirindo irão, realmente, cumprir a função de proteger os seus olhos da exposição solar, no ato da compra, procure pela etiqueta que comprova que o material possui esse tipo de filtro.

Ao sair do mar e piscina..

O cloro gera irritação e vermelhidão na região dos olhos, já que seca as lágrimas e deixa as pálpebras ressecadas; a água do mar pode até possuir mais contaminação em comparação a das piscinas, mas a presença do cloro faz com que a possibilidade de irritações sejam maiores. Por isso, sempre que sair da água do mar, piscina, lago ou cachoeiras, lave bem o rosto, principalmente os olhos. Mas nada de esfregar!

Protetor solar

As temperaturas elevadas fazem com que o corpo transpire, em consequência, o rosto fica suado, derretendo maquiagens e camadas de protetor solar. Recomenda-se que o filtro solar seja passado apenas na área superior do rosto e na pálpebra inferior, evitando a pálpebra superior. Isso se deve ao fato dos componentes do produto serem potenciais causadores de alergias, irritações ou, até mesmo, infecções, caso escorram para dentro do olho.

Lentes de contato

Quem usa lentes de contato já possui uma própria rotina de higienização e cuidados. Durante o verão, a rotina se mantém com atenção redobrada. É preciso apenas estar atento a possíveis alergias oculares, já que o olho pode se apresentar um pouco mais seco, devido as condições de absorção maior do ambiente. A lubrificação deve ser, portanto, ainda mais intensa.

 

Em caso de reações alérgicas ou qualquer reação incomum, não hesite em procurar um oftalmologista.

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.