Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Blog

cuidados-para-saude-dos-olhos-1

Cuidados diários para manter uma boa saúde dos olhos

28/03/2018

Muitas pessoas desenvolvem algum problema de visão ao longo da vida, seja miopia, hipermetropia ou astigmatismo, ou até catarata e glaucoma. Embora haja predisposição genética para algumas dessas doenças, algumas medidas podem evitar que alguns problemas de visão surjam.

Abaixo, você confere quais hábitos simples podem ser inseridos em sua rotina, para te ajudar a manter a boa saúde de seus olhos.

 

1.Tenha uma boa alimentação

Pode parecer clichê falar do papel da alimentação para o bom funcionamento do corpo, mas a verdade é que essa é a nossa principal fonte de nutrientes. É preciso ter uma dieta diversificada, rica em vitaminas e outros componentes necessários ao nosso organismo.

Para a saúde dos olhos, vale investir em alimentos ricos em vitaminas A, C e D e zinco, presentes em alimentos como cenoura, laranja, verduras verde-escuro e ovos. Os peixes também são ótimas opções, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6, que ajudam a preservar os vasos sanguíneos que irrigam a retina.

 

2.Use óculos escuros

Eles são muito mais que acessórios para se usar em dias de sol. Os óculos escuros protegem os olhos dos raios solares, prevenindo doenças como ceratite, a lesão na córnea causada pela exposição direta à luz ultravioleta.

Por isso, certifique-se de que seus óculos escuros possuem uma boa lente, com certificado de proteção UVA e UVB.

 

3.Evite tocar os olhos

Os olhos são extremamente sensíveis e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente. Tocar os olhos ou coçá-los com as mão sujas pode causar conjuntivite, por exemplo. Além disso, a pressão criada ao se coçar os olhos é capaz de ocasionar desde vermelhidão, até descolamento de retina.

No caso do uso de lentes de contato, certifique-se de estar sempre com as mãos limpas, higienizando-as antes de colocá-las ou guardá-las em um recipiente igualmente limpo.

4.Não durma de maquiagem

Como dissemos no item acima, qualquer sujeira pode causar irritações e outros malefícios à saúde dos olhos. Por isso, é importante remover completamente a maquiagem do rosto antes de dormir. Assim, seus poros não ficam obstruídos e não há acúmulo de substâncias na região.

É importante também verificar o prazo de validade dos produtos e, em caso de reações alérgicas, evitar a utilização daquela marca novamente.

 

5.Não permaneça muito tempo exposto a telas

O uso contínuo de smartphones, notebooks e telas pode prejudicar a saúde dos olhos. Ao utilizar esses dispositivos, piscamos menos, o que reduz a lubrificação dos olhos. Isso pode causar a síndrome do olho seco, em que não há produção de lágrimas suficientes para lubrificar a região.

Uma boa dica é tentar piscar o máximo de vezes quando estiver utilizando alguma tela, além de manter o brilho em intensidade moderada.

 

Gostou das dicas? Colocando-as em prática, você pode causar um grande benefício à saúde dos olhos e evitar que complicações mais sérias surjam.

Lembre-se também de consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, para checar se está tudo certo com sua visão. Você pode agendar a sua consulta agora mesmo, clicando no botão abaixo:

cuidados-para-saude-dos-olhos-2

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.