Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Blog

dia-mundial-da-saude-ocular-1

10 de Julho – Dia Mundial da Saúde Ocular

09/07/2018

O dia 10 de julho é considerado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data é uma forma de alertar a população sobre as doenças que podem acometer nossos olhos e estimular uma rotina de cuidados básicos, incluindo uma visita periódica ao oftalmologista.

Segundo dados do IBGE, em 2010, cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuíam algum tipo de deficiência visual, sendo que mais de 500 mil dessas pessoas eram cegas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% desses casos poderiam ser evitados se o paciente visitasse o oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Alguns cuidados básicos podem te ajudar a manter uma boa saúde dos olhos e evitar complicações. Confira abaixo:

1.Proteja seus olhos do sol

A exposição direta aos raios solares pode gerar uma grande entrada de luz nos olhos. A longo prazo, essa situação pode causar queimaduras na retina, responsável pela formação das imagens que enxergamos. Por isso, o uso de óculos solares com lentes de proteção UVA e UVB é fundamental para proteger nossos olhos!

2.Mantenha a região limpa

Pode parecer óbvio, mas muita gente não oferece uma higiene adequada à região dos olhos. Mas é fundamental que eles estejam sempre limpos!

Isso evita o acúmulo de sujeira e a proliferação de bactérias que, consequentemente, reduz a chance do surgimento de irritações e alergias, por exemplo.

Além disso, a sujeira acaba gerando coceira nos olhos, o que é um hábito perigoso que pode, inclusive, propiciar o desenvolvimento do ceratocone.

3.Evite usar colírios sem prescrição médica

Os colírios podem trazer benefícios aos nossos olhos, quando usados corretamente. No entanto, você só deve utilizá-los se houver prescrição médica. O uso errado de colírios pode trazer malefícios como o aumento das chances do desenvolvimento do glaucoma, por exemplo.

Além disso, apenas um profissional saberá exatamente qual colírio é melhor para o tratamento do seu caso específico.

4.Mantenha os olhos lubrificados

Passar muito tempo olhando para telas e pontos fixos, ou usar lentes de contato podem diminuir a lubrificação dos olhos, e ela é fundamental para evitar irritações e nos promover conforto.

A Síndrome do Olho Seco também pode ser responsável por esse quadro. Consultando um oftalmologista, será possível saber se a quantidade de lágrimas produzidas pelos seus olhos está normal e caso não esteja, ele poderá te indicar o melhor tratamento!

5.Visite o oftalmologista regularmente

Esse é o principal hábito que você deve adotar para manter a saúde dos olhos em dia. Afinal, o médico fará uma série de exames para traçar um panorama completo da nossa visão.

Se você visitá-lo ao menos uma vez ao ano, a chance de desenvolver doenças graves é reduzida, além de ser possível identificar qualquer problema na fase inicial, o que aumenta muito as chances de sucesso em seu tratamento.

 

Cuidar dos olhos é coisa séria! Por isso, além de manter esses cuidados básicos, procure um profissional que lhe passe segurança para cuidar dos seus olhos. A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin é referência em Juiz de Fora e região. Você pode marcar a sua consulta agora mesmo, clicando no botão abaixo:

dia-mundial-da-saude-ocular-2

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.