Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

Blog

miopia

DOUTOR, O QUE EU TENHO? MIOPIA – TRATAMENTOS

11/09/2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2050 mais de 50% da população ocidental será afetada pela miopia, sendo esse o tipo mais comum de problema ocular. Esse distúrbio de refração faz com que as imagens percam o foco em distâncias maiores, sendo comumente chamada de “dificuldade para ver de longe”. 

Em nosso blog, nós já falamos sobre as causas e sintomas da miopia, pontuando as principais complicações que esta condição pode gerar:  descolamento de retina, glaucoma, catarata, dentre outras implicações que podem levar até mesmo à cegueira. Preocupante, não é mesmo?

A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin sabe que a qualidade da visão é um dos bens mais preciosos. Por isso preparamos um guia completo sobre os tratamentos para a miopia. Confira: 

ÓCULOS E LENTES DE CONTATO 

Estes são os meios mais comuns para corrigir a visão com miopia. São diversos os modelos, estilos e tamanhos. Basta encontrar a opção que melhor se adapta à sua rotina e aderir o uso. No entanto, devemos lembrar que é imprescindível a avaliação de um oftalmologista capacitado para identificar a  necessidade, grau e precisão das lentes corretivas. 

As opções em lentes são: 

Monofocal: Corrige apenas a uma deficiência de refração – perto ou longe.

Bifocal: Corrige a visão para longe e para perto, não sendo efetiva em distâncias intermediárias

Multifocal: Corrige a visão em todas as dimensões: perto, longe e meia distância.

No entanto, óculos e lentes de contato podem representar incômodos, seja em relação à adaptação, estética ou irritação da visão. Estas questões levam muitas pessoas a deixarem os óculos guardados na gaveta ou a contraírem infecções pela má higienização ou uso prolongado de lentes de contato. Com isso, as cirurgias refrativas estão sendo cada vez mais procuradas, e é sobre elas que falaremos a seguir. 

CIRURGIA REFRATIVA

A Cirurgia Refrativa é um procedimento rápido, indolor e seguro, que pode corrigir não apenas a miopia, mas também a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. É a opção ideal para quem possui grau estabilizado. 

Dentre outras condições e pré-requisitos para a realização da Cirurgia Refrativa, destacamos: ter idade mínima de 18 anos; ter a refração estável nos últimos 12 meses; não ser portador de ceratocone; não apresentar contra-indicações nos exames clínicos e complementares; e não estar grávida. 

O tratamento corrige a miopia por remodelar a curvatura da córnea. Atualmente, uma das mais modernas tecnologias cirúrgicas para corrigir erros refrativos é realizada através de laser. Ele pode ser aplicado por meio das técnicas LASIK com laser de Femtosegundo ou PRK. Estes procedimentos cirúrgicos são seguros e precisos, oferecendo aos pacientes uma cirurgia rápida e, posteriormente, uma excelente qualidade de visão.

A equipe da Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin está pronta para analisar a necessidade cirúrgica e, caso necessário, orientar o passo-a-passo dos exames a serem feitos e qual é a melhor técnica a ser utilizada em cada caso. 

Como são os procedimentos?

Cirurgia Refrativa a Laser – LASIK com Laser de Femtosegundo

  • Inicialmente, faz- se o procedimento de anestesia tópica (colírio);
  •  Em seguida, o cirurgião faz um “Flap Corneano” com o laser de femtosegundo;
  • O próximo passo é a aplicação do Excimer Laser para correção de grau;
  •  Aproximadamente 6 horas após o procedimento cirúrgico, o paciente já perceberá uma melhora de visão.

Cirurgia Refrativa a Laser – PRK

  • Inicialmente, faz-se o procedimento de anestesia tópica (colírio);
  • Em seguida, o cirurgião remove a camada epitelial da córnea;
  • Logo em seguida, o cirurgião aplica o laser para corrigir o grau;
  • Após o procedimento, é colocada uma lente de contato terapêutica, por aproximadamente 7 dias;

Com esta técnica cirúrgica a recuperação da visão ocorre de forma gradual, chegando à máxima visão em até 30 dias.

Ambas as cirurgias são rápidas, não doem nada e são bastante seguras. A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin realiza ambas as cirurgias com a máxima qualidade, através de tecnologia de ponta e equipe especializada, preocupada com o bem-estar dos pacientes e com a eficiência máxima em todos os procedimentos. Clique aqui, agende sua consulta e tenha uma qualidade de vida muito melhor! 

 

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.

Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.