Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Blog

frequencia-exames-de-vista

Com que frequência devem ser feitos exames de vista

22/01/2018

 

Muitos ainda possuem dúvidas sobre a melhor frequência para se fazer exames de vista. Se você pensar que os problemas de visão podem levar à consequências graves como dor, quedas, acidentes e, até mesmo, dificuldades sociais como perda de emprego, a resposta fica clara: uma vez ao ano, pelo menos.

Os exames oftalmológicos devem ser frequentes para detectarem os primeiros sinais de perda de visão e conter a progressão de doenças oculares. As visitas devem acontecer durante toda a vida e, claro, a frequência só pode ser definida com precisão de acordo com a idade do paciente, histórico familiar ou a presença de patologias que requeiram mais atenção.

As idades e a frequência dos exames de vista

Da adolescência até a idade adulta, disfunções como a miopia, hipermetropia e astigmatismo são frequentes, podendo causar transtornos nas atividades diárias, como ler um livro ou pegar um ônibus. Irregularidades visuais como o ceratocone, que altera o formato da córnea e gera dificuldades para enxergar, também são comuns nessa fase, e devem ser acompanhadas por um oftalmologista.

A partir dos 40 anos, a visita ao oftalmologista deve ser frequente para que possa ser acompanhada a possível presbiopia, a popular vista cansada, que dificulta, principalmente, a visão para perto.

Aos 60 anos, o diagnóstico de catarata pode ser um risco de cegueira, reversível a partir da cirurgia a laser, que consiste no implante de lentes intraoculares. Mas, para que o retorno da boa visão seja possível, é imprescindível o acompanhamento oftalmológico. Além disso, o glaucoma e a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) também podem causar cegueira nessa faixa etária.

O check-up oftalmológico é fundamental para oferecer ao paciente a avaliação da sua saúde ocular de maneira global, relacionadas a seu estilo de vida (esportes, uso de lentes de contato), peculiaridades do seu ambiente de trabalho (uso de computadores e ar condicionado) e possíveis fatores de risco, como diabetes, para que, assim, seja possível promover o máximo de bem-estar e saúde.

Leia também

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.