Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Catarata

O que é a Catarata?

A Catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho humano). Esta opacificação causa um embaçamento visual – algo como a visão em um dia de neblina ou através da fumaça.

A Catarata deve ser tratada sempre com cirurgia, realizando a remoção dessa opacidade do cristalino e inserindo uma lente intraocular, proporcionando a correção da visão do paciente, tanto para longe ou para longe e perto. As lentes mais atuais são chamadas de trifocais, que permitem ao paciente enxergar de longe, de perto e também a meia distância.

Nova tecnologia

Uma tecnologia mais recentemente incorporada na cirurgia de catarata é o Laser de Femtosegundo. Essa tecnologia veio para substituir tudo aquilo que se usava na cirurgia manual. Os cortes que antes eram feitos com a mão humana, através de bisturi, agora são realizados de uma forma muito mais segura e eficiente. O laser promove a formação de uma pequena bolha entre as camadas do tecido, causando uma separação, sem provocar corte e com muito mais precisão que a mão de qualquer cirurgião. Após essa separação de tecidos, o laser faz a quebra do cristalino opaco em pedaços minúsculos, que são aspirados logo depois.

 

Femto LDV Z8 – um dos equipamentos mais modernos do mundo.

 

Entre as grandes vantagens do Laser de Femtosegundo está na não utilização do bisturi, já que não há mais nada entrando no olho, sendo tudo feito pelo laser. A abertura do cristalino, que antes era manual, passa a ser precisa e com a medida certa. Além disso, não é mais necessária a utilização de ultrassom, que aquecia os olhos e podia provocar edemas.

Recomendações para antes da cirurgia:

  • No caso de cirurgia pelo convênio, trazer com antecedência a guia autorizada;
  • Tomar banho e lavar bem o rosto;
  • Não usar maquiagem, creme e/ou perfume;
  • É necessário, para a sua segurança, estar acompanhado de um responsável;
  • Usar roupas fáceis de serem trocadas;
  • Não portar objetos de valor;
  • Consulte o seu cardiologista e peça-lhe orientação quanto à necessidade de alterar a medicação por anti-coagulantes: Ginkgo Biloba, AAS, Melhoral Infantil, Coumandin, Marevan, entre outros;
  • Levar, no dia da cirurgia, todos os exames pré operatórios;
  • Levar, no dia da cirurgia, óculos de sol e 01 caixa de lenço descartável;
  • Fazer jejum de 06 horas antes da cirurgia;
  • Iniciar o uso do colírio Zypred ao acordar no dia da cirurgia.

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Preencha o formulário acima ou ligue 3215-4727, que nossa equipe entrará em contato para esclarecer quaisquer dúvidas e agendar uma consulta para avaliação. A cirurgia de catarata em juiz de fora é realizada na própria clínica, que possui toda estrutura para garantir o conforto do paciente.

Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.