Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Notícias

Qualidade de vida e uma boa visão

29/09/2017

Algumas pessoas costumam dar atenção à saúde ocular somente quando aparecem enfermidades como conjuntivite, terçol, cisco, irritação, ou mesmo quando surgem anomalias tradicionais, como miopia, astigmatismo, etc.. Mas, não é apenas nessas ocasiões que devemos ficar atentos.

A visão permite aos seres humanos aprimorarem a percepção do mundo. Por isso, é extremamente indispensável cuidar bem dos olhos, pois além de possuírem grande importância em nossa vida, são frágeis e complexos.

Existem alguns cuidados que são acessíveis a todos e que ajudam a manter a qualidade de vida e uma boa visão. Confira alguns desses cuidados e mantenha a saúde ocular em dia.

– Visite um médico oftalmologista: quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular normalmente não apresentam sintomas. A única forma de detectar essas patologias em estágio inicial é realizando exames.

– Use óculos de sol: normalmente são usados como um acessório de moda, mas tendem a desempenhar uma importante tarefa que é proteger seus olhos dos raios ultravioletas.

– Lave as mãos: para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato.

– Mantenha uma boa alimentação: uma dieta rica em vegetais é importante para a saúde dos seus olhos. Estes alimentos possuem Carotenóides, que desempenham um importante papel na visão, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Pesquisas também mostraram que Ômega 3 traz benefícios à saúde ocular.

– Conheça o histórico de saúde ocular da sua família: é importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

– Mantenha um peso saudável: estar acima do peso aumenta seu risco de desenvolver Diabetes e outras condições sistêmicas que podem levar à perda da visão, como Retinopatia Diabética ou Glaucoma.

– Dê um descanso aos seus olhos: se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc..

Leia também

  • Você já sentiu tremor nas pálpebras?

    Incômodo, inconveniente e geralmente inofensivo, para evitar os tremores basta mudar alguns hábitos de vida.

  • Catarata na infância

    Considerada uma alteração típica em pessoas idosas, a catarata também pode acontecer na infância.

  • O sonho de uma clínica

    Uma sala de espera ampla e aconchegante, recepcionado por atendentes que prezam pela atenção e cuidado, e equipamentos de última geração para recebê-los com muito carinho.

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.