Dr. Ricardo Martin

Clínica de Olhos e Microcirurgia

whatsapp

32. 99984-4410

atendimento

32. 3215-4727

Notícias

4 tratamentos para o ceratocone

08/02/2018

Uma das primeiras questões do paciente diagnosticado com ceratocone é entender do que exatamente se trata a própria doença. O ceratocone é uma doença degenerativa progressiva do olho, que ocorre em ambos os olhos e, não chega a ser considerada rara, mas não é uma condição amplamente conhecida.

Neste artigo, você pode entender um pouco mais sobre o desenvolvimento do ceratocone além das suas principais formas de tratamento. Confira:

O que é o ceratocone

Essa disfunção afeta o formato natural da córnea, deixando-a com aspecto de cone, e a sua espessura, o que provoca a formação de imagens distorcidas e embaçadas. Apesar das causas do ceratocone ainda não serem totalmente determinadas, é possível que estejam associadas à processos alérgicos, ao hábito de coçar constantemente os olhos e a fatores genéticos capazes de serem agravantes para a evolução da doença.

Geralmente, seu desenvolvimento se inicia na puberdade, enquanto seu diagnóstico ocorre entre essa fase e o início da idade adulta. É feito um exame chamado Topografia de Córnea, mas, nos casos mais avançados o exame clínico pode ser suficiente para diagnosticar a doença.

 

Principais sintomas do Ceratocone

O primeiro sintoma percebido do ceratocone é a piora da visão, levando a mudanças de grau mais frequentes. Em fases de ceratocone mais avançadas, a correção dos óculos passa a não ser mais efetiva, então devem ser procuradas outras formas de tratamento.

Além da visão borrada e distorcida para longe, alguns portadores do ceratocone podem apresentar diplopia (visão dupla), necessidade de apertar os olhos e sensibilidade à luz (fotofobia).

 

Tratamentos para o Ceratocone

Óculos

O uso de óculos pode melhorar a visão do portador, entretanto, não é suficiente para oferecer uma visão com qualidade.

 

Lentes de contato

As lentes regularizam a superfície corneana e melhoram a visão dos pacientes.

 

Crosslinking

Esse procedimento consiste na aplicação de radiação ultravioleta sobre a córnea em presença de vitamina B, tornando a córnea mais rígida e impedindo a progressão do ceratocone. Esse tratamento é feito sob anestesia de colírio e tem a duração de aproximadamente 15 minutos.

 

Implante de anéis intracorneanos

Os anéis intracorneanos reduzem a curvatura corneana, aplainando parcialmente a córnea. Isso reduz as aberrações de alta ordem.

Neste tipo de tratamento, é utilizado o Laser de Femtosegundo. O laser cria um túnel na córnea e, em seguida, o cirurgião introduz o anel no interior do túnel. Assim, é possível obter uma redução na curvatura corneana, proporcionando uma melhor visão para os pacientes submetidos ao procedimento.

O laser é aplicado em apenas 30 segundos, de forma indolor e muito precisa, reduzindo os riscos de complicações e obtendo melhores resultados, além de uma rápida cicatrização e retorno às atividades cotidianas rapidamente.

 

PRK Topográfico

Em alguns casos pode-se utilizar o laser, para corrigir o grau residual que o paciente tenha. Juntamente com esse laser, na maioria das vezes é feito um crosslinking para diminuir a curvatura na área central da córnea e melhorar a qualidade de visão do paciente.

Não é um tratamento para todos os casos, pois depende do estágio que a doença se encontra. Existem casos em que um paciente passa pelo crosslinking em um olho e anel no outro olho. Isso é variável de acordo com o nível do Ceratocone.

 

Se você ou algum conhecido apresenta algum dos sintomas que descritos, é importante que consulte um oftalmologista o mais rápido possível, para que o quadro possa ser revertido. Basta clicar no botão abaixo para agendar a sua consulta:

Leia também

  • 4 tratamentos para o ceratocone

    Uma das primeiras questões do paciente diagnosticado com ceratocone é entender do que exatamente se trata a própria doença. O ceratocone é uma doença degenerativa progressiva do olho, que ocorre em ambos os olhos e, não chega a ser considerada rara, mas não é uma condição amplamente conhecida. Neste artigo, você pode entender um pouco … Continuar lendo 4 tratamentos para o ceratocone

  • As contraindicações da cirurgia refrativa

    Os últimos anos trouxeram grandes avanços e melhorias nas técnicas de cirurgia a laser, permitindo que cada vez mais pessoas tivessem acesso à esse tipo de procedimento. As cirurgias refrativas, como são chamadas, visam tratar as quatro principais deficiências oculares: a Miopia, o Astigmatismo, a Hipermetropia e a Presbiopia, doenças conhecidas como Erros de Refração. … Continuar lendo As contraindicações da cirurgia refrativa

  • Cuidados com a visão no verão

    Já estamos no alto verão, e é muito comum que, durante falarmos sobre cuidados com a pele, alimentação e outros fatores sensíveis à exposição do sol. A visão também necessita de cuidados redobrados nesse período, não só por ser sensível ao sol, mas também aos outros ingredientes do verão: piscina, cloro, mar, sal, areia! Alergias … Continuar lendo Cuidados com a visão no verão

Agende sua consulta

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.


Convênios

Para maior comodidade de nossos pacientes, a Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin mantém convênio com várias empresas, órgãos e associações.