Já não há nenhuma dúvida. Originalmente, o homem tinha olhos castanhos. Porém, há alguns milhares de anos, nasceu a primeira pessoa com olhos azuis.

Pessoas com olhos azuis herdaram o mesmo gene exatamente no mesmo ponto de sua composição, sendo assim descendentes do primeiro ser humano com olhos azuis.

Essa pessoa trouxe uma mutação genética graças a um gene que desativou a capacidade de produzir olhos castanhos. Esta mutação afeta o gene OCA2, que codifica a Proteína P, responsável por regular a produção de melanina, pigmento que dá cor aos olhos. A mutação de tal gene reduz a produção de melanina na íris do olho, resultando na coloração azul.

Desde então, a variação de cores da íris se desdobrou em castanho claro, castanho escuro, azul, mel, cinzento, amarelo e verde. Estas cores são determinadas pela interação de dezenas de genes e dezenas de alelos. Fatores ambientais, como a utilização de alguns medicamentos, também podem alterar a coloração da íris dos pacientes que passam a utilizá-los.

 

Leia mais: Você sabe o que é a heterocromia?

Por que piscamos?

Cuide dos olhos, sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *