A resposta é: você fica mais inteligente.
Em pesquisa feita pela Fecomercio-RJ, 70% dos brasileiros não leram um livro sequer no ano passado. A leitura proporciona diversos benefícios, principalmente para as crianças e adolescentes, que podem fazer dessa prática um hábito, tendo um melhor aproveitamento nos estudos, além de adquirir uma bagagem cultural inesgotável.
No entanto, alguns detalhes devem ser observados para que esse hábito tão saudável não traga malefícios para a saúde e para o corpo.
Procure ler em posições confortáveis, que não force as articulações, principalmente do pescoço e da cervical. Isso pode resultar em dores ou incômodos que vão acabar desestimulando a continuação da leitura. Veja a forma errada e a forma correta na figura abaixo:
Opte por locais com boa iluminação natural, desde que não seja diretamente nos olhos, ou artificial. Apesar de não existir evidências de que ler com pouca iluminação pode prejudicar a visão em si, a falta de luz para uma leitura longa e contínua pode fazer mal. Isso porque o esforço dos olhos vai ser maior, podendo deixá-los vermelhos e até causar dores de cabeça.
É aconselhável fazer pequenas pausas durante a leitura. Permanecer muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, pode causar dor de cabeça e sensação de baixa visão.
Não deixe de ler. Apenas tome cuidado com os pequenos detalhes para que este hábito seja sempre confortável. Boas leituras!
Leia também:
5 ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA OS OLHOS