Nada como um ar condicionado para espantar o calor, principalmente durante o alto verão. Mas é preciso tomar cuidado. A permanência em ambientes muito frios e secos pode contribuir para um dos sintomas oculares mais comuns, o olho seco. Os riscos podem ser ainda maiores, caso o equipamento não esteja com a manutenção em dia, principalmente na limpeza e higienização do filtro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incidência da síndrome do olho seco sobe entre 10 e 20% nos casos de exposição excessiva aos ares condicionados.

 

Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos, ardência, coceira, sensação de corpos estranhos e visão embaçada. Em cidades de clima muito seco tais sintomas se apresentam com mais frequência, mas podem ficar ainda mais intensos em ambientes refrigerados. O risco de contaminação nos olhos chega a dobrar, já que nesses ambientes o ar perde ainda mais umidade com o resfriamento, afetando a produção lacrimal, ficando ressecados, sem sua lubrificação natural, e mais sensível a vírus, bactérias, fungos e outros agentes.

 

O olho possui três camadas da lágrima, uma oleosa, uma aquosa e outra protéica. Nos ambientes gelados e secos há uma maior evaporação da camada aquosa.

 

As pessoas que trabalham horas a frente do computador estão ainda mais suscetíveis ao olho seco. Isso porque, além do frio e ressecamento do ar, elas tendem a piscar menos, devido à concentração na tela, contribuindo para a menor lubrificação dos olhos. A dica é fazer pausas para os olhos descansarem.

 

 

Para aqueles que usam o ar condicionado no carro, a principal recomendação é não apontar as saídas de ar diretamente para os olhos. Procure direcionar o equipamento para “áreas vazias” da parte interna do veículo. Isso tira o contato do vento frio com os olhos e também evita que os passageiros fiquem expostos por longos períodos, podendo contrair resfriados e outras complicações devido a troca brusca de temperatura ao sair e entrar no carro.

 

Leia também:

OS OLHARES DO MUNDO, PELAS LENTES DE REHAHN CROQUEVIELLE

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ LÊ MUITO

5 ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA OS OLHOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *