A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Normalmente, os erros de refração (grau) são ocasionados pela curvatura da córnea do olho humano. O conhecimento de como as imagens são formadas contribui para o entendimento da atuação do laser na modificação da curvatura da córnea. Esse procedimento eliminará ou corrigirá o erro refrativo. Dentre os problemas, estão:
Os raios de luz formam a imagem do objeto antes de atingir a retina. Neste caso, os objetos situados à distância ficam embaçados.
Os raios de luz formam a imagem do objeto atrás da retina. Com isso, a visão para perto torna-se difícil, principalmente na leitura.
Os raios de luz formam-se em múltiplos focos e em diferentes pontos. Neste caso, tanto a visão para perto, quanto para longe fica desfocada.
Este erro refrativo é causado pela perda da capacidade de acomodação do cristalino. Esta deficiência ocorre normalmente em torno dos 40 anos de idade. Com o laser ALL EGRETTO pode-se corrigir a visão para perto, através da técnica “Monovisão Avançada”.
Na avaliação pré-operatória são realizados vários exames complementares para determinar se o paciente poderá submeter-se à cirurgia refrativa a laser. As condições necessárias para um resultado bem sucedido são:
A equipe cirúrgica da C.O.M. Dr. Ricardo Martin irá analisar os dados dos exames TOPOLYZER, OCULYZER, WAVEFRONT e ORA para indicar a cirurgia, assim como escolher a melhor técnica para cada caso.
Com os avanços científicos e tecnológicos, novos procedimentos surgiram para a correção dos erros refrativos: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia (vista cansada).
Atualmente a mais moderna técnica cirúrgica para corrigir estes erros refrativos é a avançada tecnologia do laser “Allegretto Eye – Q”. O laser pode ser aplicado por meio das técnicas LASIK e PRK Transepitelial. Estes procedimentos cirúrgicos são seguros e precisos, oferecendo aos pacientes uma cirurgia rápida e, posteriormente, uma excelente qualidade de visão.
Este equipamento mede as irregularidades da superfície corneana. Sua função é detectar irregularidades geradas por cirurgias anteriores de bisturi de diamante ou laser de outras gerações, traumas ou infecções, que comprometem, principalmente, a qualidade da visão noturna. Os mapas das irregularidades são repassados ao laser que programa um tratamento personalizado para corrigi-las durante a cirurgia, trazendo a córnea para um estado de maior regularidade, melhorando com isso a qualidade da visão.
O equipamento segue os movimentos involuntários do olho durante a cirurgia, assegurando que cada disparo atinja precisamente o local planejado da córnea. Seus disparos de laser medem menos de um milímetro, esculpindo a córnea com extrema precisão. A área de aplicação do laser pode ser alterada de acordo com o tamanho da pupila de cada paciente, o que irá preservar a qualidade da visão humana.
Este procedimento possibilita o tratamento da Ceratocone (córnea progressivamente angular e com o formato de cone, causando miopia e, em alguns casos, astigmatismo). Através de aplicações de riboflavina colírio e raios ultravioletas visando fortalecer as ligações moleculares das fibras de colágeno da córnea, evitando a progressão da doença.
A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin está equipada com uma das mais modernas e avançadas tecnologias para cirurgia a laser do mundo: O LASER ALLEGRETTO EYE – Q. Este equipamento, com a tecnologia “Perfect Pulse” garante à cirurgia precisão, segurança, rapidez e qualidade dos resultados.
Através de um pequeno feixe de laser (menor do que 1 mm), o erro de refração
(grau) é corrigido ponto a ponto, garantindo uma precisão maior do que em outros tipos de equipamentos. A tecnologia do “Perfect Pulse” controla o tamanho do laser e
a emergia do mesmo, em cada ponto da córnea.
O ALLEGRETTO é equipado com um sistema que monitora de forma precisa a movimentação do olho humano. Esta monitorização determina com extrema precisão e segurança no ponto de aplicação do laser. A área de aplicação do laser pode-se estender até 9 mm, com isto a qualidade da visão noturna é significativamente melhor.
Este poderoso e moderno equipamento dispara 400 tiros de laser por segundo. Este aparelho de 400 Htz reduz o tempo de cirurgia necessário para poucos segundos.
A exemplo, corrige 01 (um) grau de miopia em apenas dois segundos. O paciente é liberado em algumas horas SEM INTERNAÇÃO.
O laser ALLEGRETTO preserva ou corrige a asfericidade (curvatura) da córnea do olho humano. Este equipamento, com a aplicação do laser, transforma a córnea em uma lente ASFÉRICA, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de visão.