De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.
Na maior parte dos casos, a catarata está relacionada com o envelhecimento, mas existem crianças que já nascem com a doença. Mães que durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, tiveram rubéola ou toxoplasmose podem passar a infecção para o feto e a criança nasce com vários problemas oftalmológicos, entre eles a catarata.
Existem alguns tipos de cataratas, como a catarata secundária, que são causadas por doenças ou medicamentos. As doenças que estão associadas ao desenvolvimento de cataratas incluem glaucoma e diabetes. O uso de medicamentos esteroides também pode levar ao desenvolvimento da doença. A catarata traumática se desenvolve após uma lesão no olho, embora possa levar vários anos após o evento para que isso aconteça. Também existe a catarata de radiação, que pode se formar depois que um paciente passa por tratamento envolvendo radiação para tratar o câncer, por exemplo.
A catarata ocorre quando a lente dentro do olho torna-se turva. Em geral, fatores ligados aos casos estão:
– Envelhecimento (catarata relacionada à idade)
– Superexposição à radiação ultravioleta (UV), como da luz solar, cabines de bronzeamento ou solários
– Diabetes, especialmente quando os níveis de açúcar no sangue estão acima da faixa de segurança. A doença descontrolada provoca alterações no olho que podem resultar em catarata
– Doença no interior do olho, tais como o glaucoma, retinite pigmentosa ou descolamento da retina
– Uso prolongado de medicamentos esteroides
– Raios-X frequentes ou tratamentos de focados na cabeça
– Histórico familiar. Uma pessoa pode herdar a tendência para desenvolver a catarata
– Vitrectomia (remoção do gel vítreo do olho) em pessoas com mais de 50 anos de idade
– Lesão ocular
O tratamento para Catarata é feio através de cirurgia, sendo o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento muito seguro que envolve a remoção da parte turva, onde o cristalino opaco é fragmentado em pequenos pedaços e aspirado. Em seguida é feito o implante de uma lente intraocular que irá restaurar a visão para perto e para longe.
Em nossa clínica a cirurgia de catarata é realizada em centro cirúrgico próprio, que possui toda estrutura para garantir total conforto para o paciente.
LEIA TAMBÉM:
DA INOVAÇÃO DE LEONARDO DA VINCI VEIO A INSPIRAÇÃO PARA O TRATAMENTO A LASER