Reunimos algumas dicas para que você possa manter a sua saúde ocular em dia. Ao seguir estas recomendações, você diminui as chances de ter algum problema ocular por descuido ou uma simples falta de informação.
1- Não fume
Se você fuma, este é mais um motivo para abandonar o cigarro. Fumar tem sido associado a um risco de aumento nos casos de catarata, lesão do nervo óptico e degeneração macular, podendo levar, em casos mais extremos, à cegueira. Sem contar os danos à saúde em geral, desde problemas do coração e circulação, doenças respiratórias e até ao câncer.
2- Use óculos escuros (de qualidade)
Os óculos de sol protegem os olhos do calor e ajuda a proteger seus olhos dos raios ultravioleta (UV), já que uma exposição constante a este raios aumenta o risco de catarata e outras doenças.
Como explicamos em nosso site, usar óculos escuros de qualidade é fundamental. Produtos de má qualidade pode acabar potencializando a exposição aos raios nocivos.
3- Dê um descanso aos olhos
Atualmente muitas pessoas passam muito tempo a frente do computador e smartphones. Ao se concentrar em um ponto fixo por longo período faz com a gente pisque menos, diminuindo a lubrificação dos olhos, gerando um cansaço para a vista. Procure descansar a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, entre outros fatores.
4- Coma alimentos nutritivos
Os alimentos tem um papel muito importante para a saúde ocular. Estudos mostram que nutrientes como o ômega 3, os ácidos gordos, luteína, zinco e vitaminas C e E podem ajudar a evitar problemas de visão relacionados com a idade, como a degeneração macular e a catarata. Portanto, inclua alimentos saudáveis na sua alimentação, como os legumes, peixes, fontes de proteínas e frutas.
Confira em nosso site as dicas de alimentos que fazem bem para os olhos.
5- Não esfregue os olhos
O ato de coçar de forma recorrente e abrupta pode colaborar com o surgimento do Ceratocone, doença que deixa a córnea em forma cônica, prejudicando a qualidade da visão.
Além disso, nossas mãos acumulam bactérias e impurezas que podem gerar irritação e, em muitos casos, inflamação nos olhos.
6- Faça consultas oftalmológicas regularmente
Mesmo com todos estes cuidados, problemas de visão podem surgir e você podem nem perceber de forma nítida. Somente com exames mais completos é possível diagnosticar algo prejudicial à nossa visão. É por isso que todos nós precisamos realizar exames periodicamente, a fim de detectar qualquer tipo de doença de forma prévia, facilitando o tratamento e aumentando as chances de uma solução bem sucedida.
LEIA TAMBÉM: